IL Postino (O Carteiro e o Poeta) ou ainda ( O Carteiro de Pablo Neruda)

Este é o título de um filme que eu recomendo para quem gosta de filmes traquilos e de romance. O filme conta a história de um carteiro italiano que mora em uma pequena ilha de um belíssimo aquipélago na Sicília, sul da Itália. O carteiro recebe a missão de entregar as correspondências de um famoso poeta chileno (Pablo Neruda) exilado na ilha. 

O filme mostra bem as tradições sulistas da italia, assim como a beleza do lugar. Tivemos a grande oportunidade de conhecer o lugar onde o filme foi gravado, ao visitar o arquipélago (Isole Eolie) em 2006. Resolvi assistir ao filme depois de visitar o lugar e me arrependi de não tê-lo visto antes pois é uma bela película. 

A história do carteiro é fictícia, e na biografia de Neruda não fica claro sobre sua estadia na ilha, os italianos dizem que ele esteve lá quando foi exilado, mas o poeta morou na Espanha e pode ter passado uns dias de férias por lá...rs. A população local mostra aos turistas até a casa onde supostamente o escritor ficou hospedado.

Bem, com Neruda ou não, o lugar é lindo e tem um sabor cinematográfico!

As fotos abaixo mostram um pouco da beleza do lugar, a água claríssima do mediterrâneo e a praia de pedra (uma característica destas ilhas, que são formações vulcânicas). Fomos de barco e vimos a ilha do poeta de longe, o Andrei e o Henrique cairam na água, eu não tive coragem...hehehe fresca! O Andrei ainda nadou até a margem onde estão as casinhas que os antigos pescadores guardavam seus barcos.






Trailer do filme O carteiro e o Poeta
(Só encontrei em inglês, mas mostra muito bem a paisagem)



Abaixo duas maravilhosas passagens do filme. Falado em italiano e legendado em português.
(O sotaque siciliano do carteiro é impressionante e, para mim, emocionante)








Curiosidade: O ator Massimo Troisi, que interpreta o carteiro Mario, morreu logo depois da estreia do filme!  

Comentários

Unknown disse…
Obrigado pela visita... Volte sempre!